quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

ANO NOVO, VELHA PERGUNTA: COMO ALFABETIZAR NA PANDEMIA?

Continuação da entrevista de 11 de agosto de 2020


Feliz Ano Novo a você que está lendo este post!

Espero que 2021 seja um ano fantástico para todos nós. Um ano criativo, extraordinário e próspero.


Em muitas escolas, o ano letivo começa em algumas semanas...

Começa mesmo?

Como começa?

O que esperar do ano letivo de 2021 depois da montanha russa que foi 2020?


Falando em criatividade, hoje trago aqui as palavras de uma das pessoas mais criativas que eu já conheci. Seu nome eu mantenho em sigilo. Não sei se é a Branca de Neve ou se é a Chapeuzinho Vermelho, mas uma coisa eu sei: daquela cabeça saem ideias incríveis. Foi inclusive, já no início do ano passado, a primeira pessoa a me dizer que o isolamento social era uma baita oportunidade de aprendizado e desenvolvimento profissional (mesmo lamentando a questão de saúde que forçou todos a ficar em casa).


Ce: Como você se percebe/avalia hoje, profissionalmente, depois desse desafio de alfabetizar à distância?

E4: Depois desse desafio de alfabetizar a distância, profissionalmente me percebo mais capaz e preparada, porém por vezes me avalio incapaz de conseguir contemplar a todos os alunos, visto as inúmeras dificuldades e particularidades de cada família/aluno...
Não sei se é bem isso... Pois ao mesmo tempo que a avaliação é positiva, por outro lado me vejo na negativa... É um misto de sentimentos (risos).

Quero agradecer imensamente a participação desta professora perspicaz nesta produção e parabenizá-la pelo trabalho de super heroína realizado no ano que passou.


Para ver a entrevista na íntegra, clique no link abaixo:
https://ceciliaceleste.blogspot.com/2020/08/alfabetizar-na-pandemia-entrevista-04.html

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Forte abraço!

domingo, 3 de janeiro de 2021

O que a vida pode me oferecer de diferente em 2021?


Olá!

De vez em quando, dá a impressão que passamos uma vida sem perceber as coisas que estão ao nosso redor. No livro "C@$h!: como criar negócios altamente lucrativos na internet", Joel Comm traz um verdadeiro manual para quem quer iniciar uma carreira no meio digitar e nem sabe por onde começar. Quer conhecer mais o trabalho da Ce Celeste? Adquira já seu e-book “Plano gestor em ação: gestão do espaço físico escolar” através do link: https://lnkd.in/dB3pwaB Baixe o e-book gratuito "Como estudar de forma eficiente" no link: https://lnkd.in/dbptewR #comocriarnegociosaltamentelucrativosnainternet #cash #joelcomm

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

O ANO TERMINA E... COMO FICA A ALFABETIZAÇÃO NESSA PANDEMIA?

 Continuação da entrevista de 07 de agosto de 2020


Olá!

Estou muito feliz hoje. Esta é a última postagem do ano. Ano no qual eu mudei muita coisa em meus paradigmas. Ano no qual aprendi a me lançar na internet através deste blog e do Youtube. Ano no qual minha produção intelectual enfim deslanchou.

Quero agradecer a você, que está aqui lendo essa publicação, pela sua atenção. Quero agradecer sobretudo aos que me acompanharam desde a primeira mensagem.

Contudo, Mircea Eliade já dizia que o eterno retorno é um mito. Se você não conhece Mircea Eliade, acalme-se e segure esses dedos antes de procurar no Google quem foi esse grande professor. Contente-se, pelo menos até o final deste post, em saber que a banda Engenheiros do Havaii concordava com a ideia de Eliade ao cantar que "o último dia de dezembro é sempre igual ao primeiro de janeiro".

Por isso eu continuo aqui com as reflexões de professoras que tiveram o desafio de alfabetizar à distância em 2020.


Hoje trago as palavras da professora Laura Corrêa, que desempenhou suas atividades em uma escola da zona rural, com um público diferente do atendido pela maioria dos docentes:


- Como você se percebe/avalia hoje, profissionalmente, depois desse desafio de alfabetizar à distância?

- Acho que a resposta é: frustrada, sensação de que não se fez nada. Apesar que foi bem mais difícil tentar preparar atividades que os alunos e pais conseguissem fazer sem eu estar lá explicando.
Chegou no último dia e fiquei imaginando: como eu gostaria de ter a sensação de ver as crianças lendo. 
E saber através dos pais que a maioria não evoluiu quase nada. Frustrante.

Quero agradecer imensamente a participação da professora Laura nesta produção e parabenizá-la pelo trabalho executado com tanto carinho e dedicação. Eu conheço pessoalmente o trabalho da professora Laura em outra escola e sei o quanto ela é dedicada a cada um dos seus estudantes.

Este foi um ano em que as crianças sentiram falta dos professores e também os professores sentiram falta dos estudantes.


Para ver a entrevista na íntegra, clique no link abaixo: 
https://ceciliaceleste.blogspot.com/2020/08/como-fica-alfabetizacao-nessa-pandemia.html


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Forte abraço!


domingo, 27 de dezembro de 2020

Por que este objeto faz parte da sua vida?

Cabe para a última semana do ano uma reflexão profunda sobre o que nos cerca. No livro "O Tratado da Prosperidade", Bruno Gimenez nos desafia a fazer uma análise sobre nossas crenças limitantes a respeito de dinheiro. Você está preparado para mexer em algo tão sério? Quer conhecer mais o trabalho da Ce Celeste? Adquira já seu e-book “Plano gestor em ação: gestão do espaço físico escolar” através do link: https://lnkd.in/dB3pwaB Baixe o e-book gratuito "Como estudar de forma eficiente" no link: https://lnkd.in/dbptewR #otratadodaprosperidade #crencaslimitantes #prosperidade

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

COMO FICA A ALFABETIZAÇÃO DURANTE A PANDEMIA?

Continuação da entrevista de 02 de agosto de 2020


Olá!

Já pensou em entrar em uma sala toda bagunçada e ter que atravessar o local sem pisar nas almofadas de uma determinada cor? Bom, ao menos que você tenha alguma alteração visual, parece bem simples.

E se desligarmos a luz? Você teria a mesma certeza de êxito no escuro?

Hoje trago aqui as palavras de uma professora experiente que atendeu, em 2020, uma turma de 1º ano à distância e se surpreendeu com os resultados.

Seu nome permanece em sigilo.


Ce: Como você se percebe/avalia hoje, profissionalmente, depois desse desafio de alfabetizar à distância?

E1: Fiquei surpresa com os resultados e com todo o processo. Todas as famílias colaboraram e fizeram a devolutiva.
Apesar de muitos alunos não terem se alfabetizado, alguns conseguiram! Estão lendo e escrevendo! Fiquei muito feliz mesmo!
No próximo ano teremos muitos desafios a enfrentar, mas posso dizer que o saldo desse ano foi positivo. Aprendemos muito com tudo o que ocorreu e com a forma com que conduzimos o processo de ensino e aprendizagem.

Quero agradecer imensamente a participação desta incrível professora nesta produção e parabenizá-la pelo trabalho, que eu já conhecia pessoalmente, e que este ano passei a admirar ainda mais.

Para ver a entrevista na íntegra, clique no link abaixo:

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terça-feira, 22 de dezembro de 2020

ALFABETIZAÇÃO DURANTE A PANDEMIA

Continuação da entrevista de 18 de agosto de 2020


Olá!


Ano letivo acabou, mas as reflexões ainda são muitas.

Será que houve de fato êxito na alfabetização? Será que não houve êxito algum? O que se consegue mensurar dessa experiência?

Continuando a finalização das entrevistas realizadas em meados de 2020, trago hoje as palavras da professora Cristiana(*), que trabalhou com crianças do 3º ano das classes socioeconômicas D e E em uma turma na qual estavam matriculados 2 estudantes de inclusão com laudo e mais 4 sob investigação. Uau!


Ce: Como você se percebe/avalia hoje, profissionalmente, depois desse desafio de alfabetizar à distância?

Cristiana: Me percebo despreparada ainda. Sem todo o suporte que deveria ter. Que na verdade a própria administração diz não saber como lidar com a pandemia. Procuramos manter a leitura, as operações básicas de Matemática e trabalhar artes, jogos etc. Mas sei que muito do que tive de resultado foram os pais que fizeram as atividades das crianças. Infelizmente.
Nesse mundo onde nós temos que realizar manobras para mediar as aprendizagens. Pais impacientes com o processo que tanto criticavam, preferiram dar o "jeitinho brasileiro".
Não foram todos. De uma turma de  considero dedicados aos estudos, de verdade, umas crianças.
A Educação precisa imediatamente ser reformulada. Ou a gente ensina as crianças que esse jeitinho brasileiro faz parte do processo. Triste.

(*) pseudônimo


Quero agradecer imensamente a participação da professora Cristiana nesta produção e parabenizá-la pelo trabalho incrível de superação realizado este ano.

Para ver a entrevista na íntegra, clique no link abaixo:


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Forte abraço!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

O que você pode fazer para melhorar a sua relação com o dinheiro

Você se aproxima ou se afasta do dinheiro? No livro "Como ser um ímã para o dinheiro", Bruno Gimenes fala sobre como pequenas mudanças de hábitos podem nos aproximar ou nos afastar do fluxo do dinheiro. Quer conhecer mais o trabalho da Ce Celeste? Adquira já seu e-book “Plano gestor em ação: gestão do espaço físico escolar” através do link: https://lnkd.in/dB3pwaB Baixe o e-book gratuito "Como estudar de forma eficiente" no link: https://lnkd.in/dbptewR #comoserumimaparaodinheiro #dinheiro #prosperidade