sexta-feira, 14 de agosto de 2020

COMO FICA A ALFABETIZAÇÃO DURANTE A PANDEMIA?


ENTREVISTA 05


Olá!

Para hoje, trago a entrevista com a professora Luciana T., que atua em uma escola municipal de Gravataí e está se reinventando nesse período atípico para ensinar usando ferramentas de informática.


Ce: Qual o perfil dos estudantes da turma? 
LT: Alunos com 6 e 7 ano, não alfabetizados.

Ce: Você já conhecia os estudantes antes do início deste ano? 
LT: Não

Ce: Fale um pouco sobre sua metodologia de ensino à distância:
LT:  Utilizo WhatsApp para comunicados, orientações e para não perder o vínculo com as famílias e a criança. Enviamos atividades quinzenais para a casa e explico pelo WhatsApp as atividades. 

Ce: Se sua turma possui perfis muito distintos (crianças que já chegaram alfabetizadas, semi alfabetizadas e não alfabetizadas), como você lida com essa diversidade cognitiva?
LT: Realizando atividades que contemplem todos os níveis da alfabetização.

Ce: Você consegue perceber, à distância, quais habilidades se destacam em cada estudante?
LT: Não.

Ce: Você considera viável focar no que cada criança tem mais aptidão? Por quê? 
LT: Sim. Porque assim realizo atividades desafiadoras para desenvolver ainda mais suas aptidões trabalhando a partir dos seus conhecimentos.

Ce: Quais são os seus critérios de avaliação cognitiva no contexto atual? 
LT: À distância e no formato que estamos utilizando não consigo avaliar.

Ce: Você consegue perceber nos estudantes, neste contexto, o desejo de aprender a ler? Fale um pouco mais sobre isso.
LT: Apenas pelos relatos através do WhatsApp, contudo nem todos participam ativamente no grupo.

Ce: Você conta com o apoio dos pais neste desafio de ensinar à distância? 
LT: Com certeza, mas alguns pais não participam.

Ce: O que você sabe sobre o desenvolvimento emocional dos seus alunos? 
LT: No momento, recebo áudios de alguns alunos dizendo que estão com saudades. Aparentemente estão bem.

Ce: Você consegue perceber, à distância, se seus alunos estão emocionalmente prontos para as atividades propostas?
LT: Não.

Ce: Você já participou de algum treinamento sobre múltiplas inteligências ou inteligência emocional? Gostaria de aprender mais sobre isso?
LT: Já li alguma coisa. Eu gostaria de aprender mais.

Ce: Você se sente cobrada/pressionada pela gestão da sua escola em relação aos resultados dos estudantes?
LT: O tempo todo.

Ce: Você se sente cobrada/pressionada pelas famílias em relação ao seu trabalho?
LT: Um pouco. Até sinto falta dos pais.

Ce: Você sente algum tipo de medo ou desconforto em relação ao seu trabalho?
LT: Estou angustiada pois está sendo impossível alfabetizar assim.

Ce: Que aprendizado você está tendo com essa experiência de educar à distância?
LT: Que precisamos nos reinventar a cada dia. Que tenho muito a aprender.

Quero agradecer a participação da professora Luciana neste trabalho sobre a alfabetização em meio à pandemia.


Uma grande abraço!



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