COMO FICA A ALFABETIZAÇÃO DURANTE A PANDEMIA?
ENTREVISTA 05
Olá!
Para hoje, trago a entrevista com a professora Luciana T., que atua em uma escola municipal de Gravataí e está se reinventando nesse período atípico para ensinar usando ferramentas de informática.
Ce: Qual o
perfil dos estudantes da turma?
Ce: Você
já conhecia os estudantes antes do início deste ano?
LT: Não
Ce: Fale
um pouco sobre sua metodologia de ensino à distância:
LT: Utilizo WhatsApp para comunicados, orientações e para não perder o vínculo com as famílias e a criança. Enviamos atividades quinzenais para a casa e explico pelo WhatsApp as atividades.
Ce: Se sua
turma possui perfis muito distintos (crianças que já chegaram alfabetizadas,
semi alfabetizadas e não alfabetizadas), como você lida com essa diversidade
cognitiva?
LT: Realizando atividades que contemplem todos os níveis da alfabetização.
Ce: Você
consegue perceber, à distância, quais habilidades se destacam em cada
estudante?
LT: Não.
Ce: Você
considera viável focar no que cada criança tem mais aptidão? Por quê?
LT: Sim. Porque assim realizo atividades desafiadoras para desenvolver ainda mais suas aptidões trabalhando a partir dos seus conhecimentos.
Ce: Quais
são os seus critérios de avaliação cognitiva no contexto atual?
LT: À distância e no formato que estamos utilizando não consigo avaliar.
Ce: Você
consegue perceber nos estudantes, neste contexto, o desejo de aprender a ler?
Fale um pouco mais sobre isso.
LT: Apenas pelos relatos através do WhatsApp, contudo nem todos participam ativamente no grupo.
Ce: Você
conta com o apoio dos pais neste desafio de ensinar à distância?
LT: Com certeza, mas alguns pais não participam.
Ce: O que
você sabe sobre o desenvolvimento emocional dos seus alunos?
LT: No momento, recebo áudios de alguns alunos dizendo que estão com saudades. Aparentemente estão bem.
Ce: Você
consegue perceber, à distância, se seus alunos estão emocionalmente prontos
para as atividades propostas?
LT: Não.
Ce: Você
já participou de algum treinamento sobre múltiplas inteligências ou
inteligência emocional? Gostaria de aprender mais sobre isso?
LT: Já li alguma coisa. Eu gostaria de aprender mais.
Ce: Você
se sente cobrada/pressionada pela gestão da sua escola em relação aos
resultados dos estudantes?
LT: O tempo todo.
Ce: Você
se sente cobrada/pressionada pelas famílias em relação ao seu trabalho?
LT: Um pouco. Até sinto falta dos pais.
Ce: Você
sente algum tipo de medo ou desconforto em relação ao seu trabalho?
LT: Estou angustiada pois está sendo impossível alfabetizar assim.
Ce: Que
aprendizado você está tendo com essa experiência de educar à distância?
LT: Que precisamos nos reinventar a cada dia. Que tenho muito a aprender.
Quero agradecer a participação da professora Luciana neste trabalho sobre a alfabetização em meio à pandemia.
Uma grande abraço!
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