segunda-feira, 18 de maio de 2020

VAMOS CUIDAR DA NOSSA EMPATIA?



Caro leitor ou leitora.

Como você está?

Você já parou em frente ao espelho para se fazer essa pergunta: como eu estou? Fisicamente. Emocionalmente. Socialmente. Espiritualmente.

Trago aqui essas divagações para que possamos nos questionar sobre algo mais profundo: como eu me comporto em relação às outras pessoas?

Conhecer-se e saber como se está é fundamental para responder a esta última pergunta.

Vivemos um tempo de isolamento social que esperávamos ser de poucas semanas e se arrasta há meses. As “pseudoférias”, tão comemoradas por alguns no início, aos poucos foram se tornando para muitos o “martírio da convivência familiar”. Isso sem falar nas pessoas que moram sozinhas.

Nas últimas semanas, eu tenho lembrado das aulas de História Contemporânea na faculdade, quando estudando sobre a Primeira Guerra Mundial foi vista a questão da mudança de comportamento na sociedade europeia na qual, em 1914, muitas pessoas, especialmente na França, Alemanha e Inglaterra, comemoravam a ida das tropas para as primeiras batalhas pois imaginavam que a guerra duraria semanas ou alguns meses. Mas ela durou quatro longos anos e o senso comum das sociedades envolvidas mudou muito com isso.

Hoje, na nossa realidade, aos poucos algumas atividades estão retornando aqui e ali e sempre aparece a pergunta mais ansiosa de todas (principalmente entre aqueles que têm criança em casa): quando é que vão recomeçar as aulas nos colégios, hein?

Sinceramente, não sei. Mas de uma coisa eu tenho plena certeza: a resposta para aquela pergunta vai fazer toda a diferença na vida dessas crianças quando as aulas presenciais forem retomadas.

Como eu me comporto em relação às outras pessoas?

Como eu me comporto em relação àqueles que possuem opinião contrária à minha neste momento? Como eu me comporto em relação àqueles que têm atitudes que me incomodam? Por que me sinto incomodado ou incomodada om essas atitudes?

E mais: voltarão às escolas os mesmos estudantes dos quais nos despedimos?

Essa resposta eu tenho com certeza: não!

Crianças e adolescentes mudam muito rapidamente (as férias de verão deixam isso evidente) e, numa situação atípica como a que estamos vivendo, mais ainda.

Recentemente eu li A carícia essencial: uma psicologia do afeto, de Roberto Shinyashiki, uma obra de mais de trinta anos e que soa tão adequada a este momento na qual o autor, através de muitos estudos, nos fala que todos os seres humanos têm necessidade de carícias e que qualquer estímulo, mesmo que negativo, é importante e a falta de estímulo pode enlouquecer o indivíduo.

Na obra, também fala que cada indivíduo tem necessidade de um tipo diferente de carícias. E aqui entro com a questão da mudança em tempo atípico: os estudantes aos quais nos habituamos e que mais ou menos já sabíamos como costumavam se comportar, podem retornar às salas de aula completamente diferentes, com “fomes de outros tipos de carícias”.

Mimos recorrentes, impaciência, agressividade, necessidade constante de falar e ser ouvido, ansiedade e outros tantos comportamentos “diferentes do usual” são sinais claros de “fomes de outros tipos de carícias”.

E novamente eu trago aqui aquela pergunta: como eu me comporto em relação às outras pessoas? Em relação a essas pessoas que voltaram tão diferentes? O quanto eu também mudei para elas?

Como eu, você e as pessoas ao nosso redor, educadores, pais, mães, avós, motoristas das vans escolares e todos os demais direta ou indiretamente envolvidos no retorno estamos nos comportando em relação aos outros?

Deixe aqui embaixo o seu comentário. Divulgue este blog.

Gratidão e abração!

sexta-feira, 8 de maio de 2020

ACOLHIMENTO E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA DE GÊNERO


A Base Nacional Comum Curricular fala sobre a importância da educação integral. Esse termo têm gerado muitas dúvidas, principalmente entre as famílias dos estudantes. Seria a educação integral aulas em turno integral (manhã e tarde)?

Não. Educação integral não significa escola em turno integral.

Educação integral é o desenvolvimento dos diferentes potenciais dos estudantes. Nem sempre aquele que é bom em escrever é tão bom em atividades criativas por exemplo. E muitas vezes não é o ser, mas o estar que faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso escolar. Às vezes pessoas muito capazes estão passando por momentos difíceis e é aí que a educação integral se torna um grande diferencial em suas vidas.

Quero compartilhar com você minha mais recente publicação sobre uma experiência de acolhimento e educação integral:


Sigam meu blog. Tenho muitas ideias para trazer pra vocês!

Abração!

domingo, 3 de maio de 2020

DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA EXECUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO



O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola é composto por diferentes elementos. É através dele que a instituição de ensino define seus objetivos e os meios para alcançá-los tanto com relação à aprendizagem dos estudantes, quanto na questão patrimonial ou financeira, e cabe aos quatro segmentos da comunidade escolar (professores, funcionários, alunos e pais) sua elaboração.

O princípio de ação básico é o mesmo utilizado, por exemplo, na área de engenharia: uma vez definido e homologado o projeto (PPP), cabe às partes envolvidas a sua execução. 

Abaixo exemplifico de que forma dois elementos do PPP podem se relacionar com aspectos da gestão escolar:

ELEMENTO DO PPP:


Estrutura Organizacional
COMO ESTE ELEMENTO DO PPP SE LIGA COM A GESTÃO?

Através da Gestão Financeira são supridas as necessidades de aquisição e manutenção de equipamentos, material didático, mobiliário, material de limpeza, etc. Para que o suprimento seja feito de acordo com a realidade financeira da escola e as reais necessidades da instituição, é fundamental o devido planejamento e controle da alocação de recursos. Além disso, convém analisar o risco de cada investimento.

ELEMENTO DO PPP:


Relações de Trabalho
COMO ESTE ELEMENTO DO PPP SE LIGA COM A GESTÃO?

Através da Gestão de pessoas busca-se formar uma equipe de trabalho eficiente e unida, capaz de superar os conflitos de interesses. Quando os diferentes subsistemas (agregar pessoas, desenvolver pessoas, manter pessoal e melhorar pessoas) são desenvolvidos com êxito, a equipe é fortalecida e atua de forma participativa.



Se você tem interesse em saber mais sobre PPP ou gostaria de contribuir sobre esse assunto, deixe por favor seu comentário aqui embaixo.

Gratidão e um forte abraço da Ce Celeste!

segunda-feira, 27 de abril de 2020

FOI-SE O MIMEÓGRAFO, VEIO O CONTEÚDO ONLINE


Você já participou de um webnário ou de alguma aula online?

Para muitas pessoas, a nova realidade que experienciamos há mais de um mês é muito complicada. Aulas online, atividades escolares em casa e outras modalidades de educação a distância eram algo desconhecido para uma parcela grande da população brasileira. E ainda é. 

E nem estou falando aqui das pessoas que não têm acesso à internet. Estou falando que mesmo aqueles que já estão familiarizados com a rede conhecem pouco suas possibilidades.

Atualmente, existem muitas ferramentas nesse sentido. Quero destacar aqui o aplicativo Zoom. Algumas instituições de ensino estão adotando o uso desse programa tanto para a formação dos professores quanto para disponibilizar aos estudantes aulas online. Eu mesma tive as minhas dificuldades na primeira vez que a usei e ainda estou em aprendizado. Mas o pouco que vi gostei.

Abaixo deixo um vídeo de um exemplo de uso desse aplicativo em uma reunião chamada Drops com Propósito, que aliás, eu adorei. A temática foi Criatividade e os participantes trouxeram reflexões e propostas muito interessantes neste momento em que precisamos ser criativos inclusive nas nossas relações familiares.



Se você já tem experiência com a ferramenta Zoom, deixa aqui embaixo nos comentários qual sua opinião sobre ela.

Forte abraço!

quarta-feira, 22 de abril de 2020

QUEM SOU EU?


Esses dias eu estava assistindo a um vídeo do professor Marcos Trombetta no YouTube sobre mudança de paradigmas, no qual ele falava que o mundo, conforme nós conhecemos, mudou. Quando essa pandemia passar, não vai voltar tudo ao normal, porque aquele normal ao qual nos acostumamos não existe mais.

Hoje eu estava conversando com a supervisora da escola onde leciono sobre isso. A realidade da educação já mudou e, gostemos ou não, precisamos nos remodelar à nova realidade.

Pensemos: não haverá uma nova realidade sem um novo sujeito.

Quem sou eu? 

Reflita você também.

Eu, Cecília, sou uma professora, formada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também sou Especialista em Gestão Escolar. Mas antes eu já era Técnica em Edificações.

Mas, será que eu sou só isso? Definitivamente não.

Eu sou sobretudo um ser humano capaz de amar, rir, chorar, orar, alegrar-me, entristecer-me. Eu sou esposa. E pra isso nenhum título acadêmico foi necessário. Eu também sou mãe. E meus filhos, ao me olharem pela primeira vez na maternidade, não me pediram referências profissionais. Eu sou amiga. E falho com meus amigos muitas vezes. E também acerto! E meus amigos se lembram muito mais de quando eu acertei com eles do que das vezes que errei.

Eu sou alguém que, nestas últimas semanas, está aprendendo a se reinventar. E o que sobrar dessa metamorfose, essa sim, será a pessoa que vai ajudar a construir uma nova realidade educacional.
E você? Quem você é? 

Proponho um desafio: escreva abaixo, nos comentários, quem você é e quem você está se tornando.

Autoconhecimento é fundamental nesse novo mundo.

Abração!

terça-feira, 21 de abril de 2020


GESTÃO DE PESSOAS NOS DESAFIOS DO COTIDIANO ESCOLAR


Quando se pensa em escola, imediatamente a imagem que se forma em nossa mente é a de uma sala de aula. Porém uma escola é muito mais que isso e, acreditem, essa imagem é somente uma pequena parte da realidade escolar.

Escolas são empresas. Mesmo as públicas também devem ser geridas seguindo princípios da administração, inclusive quando se está perante desafios que pareçam ser exclusivos da sala de aula.

Uma boa gestão de pessoas pode ajudar a resolver esses desafios. Abaixo mostro dois exemplos:

DESAFIO
 IDENTIFICADO
COMO A GESTÃO DE PESSOAS DA ESCOLA PODERÁ CONTRIBUIR PARA A SOLUÇÃO?
PROCESSO DE GESTÃO DE PESSOAS A SER DESENVOLVIDO
Professora entrou em licença-maternidade.
Providenciando docente substituto para o período da licença.
Recrutamento, Seleção e Ambientação de Pessoal

Uso exclusivo de avaliações somativas sem conexões entre as áreas de conhecimento.
Formação da equipe docente para conhecer e adotar cada vez mais avaliações formativas e interdisciplinaridade.
Desenvolvimento de Pessoas

Você trabalha ou já trabalhou em escola ou instituição de treinamento e desenvolvimento? Passou por algum desafio relacionado à gestão de pessoas?

Comenta aqui embaixo como foi essa experiência.

Gratidão!

quinta-feira, 16 de abril de 2020


COMO ESTUDAR EM CASA DE FORMA EFICIENTE


Muitas pessoas já estão há um mês (ou mais) de quarentena nas suas casas. E muitas dessas pessoas já perceberam que estudar sozinho não é tão simples. Fala-se muito em aproveitar esse período para estudar, se aprimorar, fazer cursos, etc. Mas você sabe se disciplinar pra estudar em casa de forma eficiente? E depois que a quarentena passar? Você será capaz de continuar estudando da mesma forma ou até melhor?

Para algumas pessoas, o estudo sem um tutor/orientador/professor ao lado parece um “bicho de sete cabeças”.

Eu estou aqui pra dizer que é bem mais fácil do que parece. Vou compartilhar aqui o método que eu uso e que eu ajudei muitas pessoas a terem êxito em provas, processos seletivos, concursos, etc. Mas, é óbvio, que o seu sucesso vai depender prioritariamente da sua dedicação. O método é uma ferramenta, mas você é o construtor do seu sonho.

A primeira coisa necessária para um bom estudo é autoconhecimento. Por que você estuda? Qual é o seu sonho? O que você pretende conquistar e que o estudo pode lhe ajudar nessa conquista.

Se você tem um sonho e uma fé inabalável, eu não tenho dúvida que você conseguirá. Então vou lhe ajudar a conquistar esse sonho.

Em primeiro lugar, você precisa ter foco no seu objetivo. Não deixe que ninguém lhe diga que você não conseguirá (acredite, eu já ouvi muito esse tipo de coisa). Você é do tamanho do seu sonho.

Faça diariamente o seguinte exercício mental: imagine-se vivendo esse sonho. Imagine a sua formatura, imagine o seu trabalho, as suas conquistas.

O segundo passo é tão importante quanto o primeiro: a mente sã deve habitar um corpo são. Mantenha hábitos saudáveis. Faça exercícios físicos. Beba bastante água. Respire profundamente.

O terceiro passo é definir um local para o seu estudo diário. Tem que ser tranquilo. Se puder, preferencialmente utilize uma mesa sem objetos que possam lhe distrair. O ambiente é fundamental. Quando estiver estudando, não ligue o rádio, a TV, nem atenda o telefone celular (mantendo a internet desligada).

Bom, o quarto passo é definir um horário de estudo. Cada pessoa tem um ritmo. Comece com uma hora diária, até essa rotina virar um hábito. Alguns autores afirmam que a mente leva entre 28 e 90 dias para fixar um hábito. A partir daí, a mente inconsciente assume o hábito como verdade e a pessoa sente uma espécie de necessidade de realizar a rotina. Verifique o horário que é mais adequado para você e mãos à obra!

5 minutos antes do estudo, prepare o ambiente (livros, cadernos, lápis, etc);

Respire fundo lentamente, prestando atenção ao som da tua respiração. Visualize o teu sonho realizado;

Deixe o despertador preparado para despertar na troca de atividades (vou usar no meu exemplo alguém que estude das 08:00 às 09:00, então o despertador tocará às 08:25 , 08:35 e 09:00);

08:00 - Comece o estudo conforme a tabela abaixo, nem que seja apenas para fazer uma revisão. Quando o despertador tocar às 08:25, pare imediatamente o que estiver fazendo e afaste-se do local (vai tomar uma água, ir ao banheiro, sei lá). Provavelmente você estará em alguma parte do estudo entendendo bem a matéria, ou até mesmo no meio de um cálculo. Nossa mente tem um tempo de concentração, depois começa a se distrair. Fechar o caderno e afastar-se neste minuto é fundamental: o seu cérebro vai registrar que o estudo estava “bom”, ou “fácil”, ou “desafiador”. É aí que está o “pulo do gato”. Esse registro positivo será automaticamente retomado pela mente quando você for estudar essa mesma matéria em outro dia. A mente vai fazer o trabalho por você;

08:35 – Volte imediatamente ao local de estudo (muito cuidado para não se dispersar neste intervalo) e inicie a segunda matéria (se sentir vontade de retomar o que estava estudando antes do intervalo, resista bravamente). Quando o despertador tocar às 09:00, feche os cadernos e guarde tudo.

Você pode começar com o cronograma abaixo. Ele é um instrumento de rotina. Coloque o seu horário de estudo à esquerda e preencha as células coloridas com as matérias a serem estudadas, preferencialmente alternando áreas de conhecimento diferentes no mesmo dia (por exemplo: Português e Matemática, História e Ciências, etc).

Siga essa rotina algumas semanas, depois volte aqui e deixe o seu comentário. Ok?

E não se esqueça de compartilhar este blog com seus amigos.

SEG
TER
QUA
QUI
SEX
__:00





__:25
Intervalo
Intervalo
Intervalo
Intervalo
Intervalo
__:35





__:00
Fim
Fim
Fim
Fim
Fim

Grande abraço da professora Cecília!