DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA EXECUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O Projeto
Político Pedagógico (PPP) da escola é composto por diferentes elementos. É através dele que a instituição de ensino define seus objetivos e os meios para alcançá-los tanto com relação à aprendizagem dos estudantes, quanto na questão patrimonial ou financeira, e cabe aos quatro segmentos da comunidade escolar (professores, funcionários, alunos e pais) sua elaboração.
O princípio de ação básico é o mesmo utilizado, por exemplo, na área de engenharia: uma vez definido e homologado o projeto (PPP), cabe às partes envolvidas a sua execução.
Abaixo exemplifico de que forma dois elementos do PPP podem se relacionar com aspectos da gestão escolar:
ELEMENTO DO PPP:
Estrutura Organizacional
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COMO ESTE ELEMENTO DO PPP SE
LIGA COM A GESTÃO?
Através da Gestão Financeira
são supridas as necessidades de aquisição e manutenção de equipamentos,
material didático, mobiliário, material de limpeza, etc. Para que o
suprimento seja feito de acordo com a realidade financeira da escola e as
reais necessidades da instituição, é fundamental o devido planejamento e
controle da alocação de recursos. Além disso, convém analisar o risco de cada
investimento.
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ELEMENTO DO
PPP:
Relações de Trabalho
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COMO ESTE ELEMENTO DO PPP SE
LIGA COM A GESTÃO?
Através da Gestão de pessoas busca-se formar uma equipe de trabalho eficiente e unida, capaz de superar os
conflitos de interesses. Quando os diferentes subsistemas (agregar pessoas,
desenvolver pessoas, manter pessoal e melhorar pessoas) são desenvolvidos com
êxito, a equipe é fortalecida e atua de forma participativa.
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Se você tem interesse em saber mais sobre PPP ou gostaria de contribuir sobre esse assunto, deixe por favor seu comentário aqui embaixo.
Gratidão e um forte abraço da Ce Celeste!
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