quinta-feira, 16 de abril de 2020


COMO ESTUDAR EM CASA DE FORMA EFICIENTE


Muitas pessoas já estão há um mês (ou mais) de quarentena nas suas casas. E muitas dessas pessoas já perceberam que estudar sozinho não é tão simples. Fala-se muito em aproveitar esse período para estudar, se aprimorar, fazer cursos, etc. Mas você sabe se disciplinar pra estudar em casa de forma eficiente? E depois que a quarentena passar? Você será capaz de continuar estudando da mesma forma ou até melhor?

Para algumas pessoas, o estudo sem um tutor/orientador/professor ao lado parece um “bicho de sete cabeças”.

Eu estou aqui pra dizer que é bem mais fácil do que parece. Vou compartilhar aqui o método que eu uso e que eu ajudei muitas pessoas a terem êxito em provas, processos seletivos, concursos, etc. Mas, é óbvio, que o seu sucesso vai depender prioritariamente da sua dedicação. O método é uma ferramenta, mas você é o construtor do seu sonho.

A primeira coisa necessária para um bom estudo é autoconhecimento. Por que você estuda? Qual é o seu sonho? O que você pretende conquistar e que o estudo pode lhe ajudar nessa conquista.

Se você tem um sonho e uma fé inabalável, eu não tenho dúvida que você conseguirá. Então vou lhe ajudar a conquistar esse sonho.

Em primeiro lugar, você precisa ter foco no seu objetivo. Não deixe que ninguém lhe diga que você não conseguirá (acredite, eu já ouvi muito esse tipo de coisa). Você é do tamanho do seu sonho.

Faça diariamente o seguinte exercício mental: imagine-se vivendo esse sonho. Imagine a sua formatura, imagine o seu trabalho, as suas conquistas.

O segundo passo é tão importante quanto o primeiro: a mente sã deve habitar um corpo são. Mantenha hábitos saudáveis. Faça exercícios físicos. Beba bastante água. Respire profundamente.

O terceiro passo é definir um local para o seu estudo diário. Tem que ser tranquilo. Se puder, preferencialmente utilize uma mesa sem objetos que possam lhe distrair. O ambiente é fundamental. Quando estiver estudando, não ligue o rádio, a TV, nem atenda o telefone celular (mantendo a internet desligada).

Bom, o quarto passo é definir um horário de estudo. Cada pessoa tem um ritmo. Comece com uma hora diária, até essa rotina virar um hábito. Alguns autores afirmam que a mente leva entre 28 e 90 dias para fixar um hábito. A partir daí, a mente inconsciente assume o hábito como verdade e a pessoa sente uma espécie de necessidade de realizar a rotina. Verifique o horário que é mais adequado para você e mãos à obra!

5 minutos antes do estudo, prepare o ambiente (livros, cadernos, lápis, etc);

Respire fundo lentamente, prestando atenção ao som da tua respiração. Visualize o teu sonho realizado;

Deixe o despertador preparado para despertar na troca de atividades (vou usar no meu exemplo alguém que estude das 08:00 às 09:00, então o despertador tocará às 08:25 , 08:35 e 09:00);

08:00 - Comece o estudo conforme a tabela abaixo, nem que seja apenas para fazer uma revisão. Quando o despertador tocar às 08:25, pare imediatamente o que estiver fazendo e afaste-se do local (vai tomar uma água, ir ao banheiro, sei lá). Provavelmente você estará em alguma parte do estudo entendendo bem a matéria, ou até mesmo no meio de um cálculo. Nossa mente tem um tempo de concentração, depois começa a se distrair. Fechar o caderno e afastar-se neste minuto é fundamental: o seu cérebro vai registrar que o estudo estava “bom”, ou “fácil”, ou “desafiador”. É aí que está o “pulo do gato”. Esse registro positivo será automaticamente retomado pela mente quando você for estudar essa mesma matéria em outro dia. A mente vai fazer o trabalho por você;

08:35 – Volte imediatamente ao local de estudo (muito cuidado para não se dispersar neste intervalo) e inicie a segunda matéria (se sentir vontade de retomar o que estava estudando antes do intervalo, resista bravamente). Quando o despertador tocar às 09:00, feche os cadernos e guarde tudo.

Você pode começar com o cronograma abaixo. Ele é um instrumento de rotina. Coloque o seu horário de estudo à esquerda e preencha as células coloridas com as matérias a serem estudadas, preferencialmente alternando áreas de conhecimento diferentes no mesmo dia (por exemplo: Português e Matemática, História e Ciências, etc).

Siga essa rotina algumas semanas, depois volte aqui e deixe o seu comentário. Ok?

E não se esqueça de compartilhar este blog com seus amigos.

SEG
TER
QUA
QUI
SEX
__:00





__:25
Intervalo
Intervalo
Intervalo
Intervalo
Intervalo
__:35





__:00
Fim
Fim
Fim
Fim
Fim

Grande abraço da professora Cecília!

Sem comentários:

Enviar um comentário