terça-feira, 19 de janeiro de 2021

COMO ALFABETIZAR NESSA PANDEMIA?

 Continuação da entrevista de 26 de agosto de 2020


O Ano letivo de 2021 já está perto de iniciar - pelo menos oficialmente - e as incertezas de 2020 ainda permanecem.

Hoje trago aqui as pertinentes reflexões da professora Luciana Peres, para quem o ano passado foi de intensos aprendizados:


Ce: Como você se percebe/avalia hoje, profissionalmente, depois desse desafio de alfabetizar à distância?

LP: No meu ponto de vista esta questão é bem difícil de responder...
É difícil de avaliar profissionalmente o grande desafio que foi, Alfabetizar à distância: o que passamos, o que vivenciamos, nossos sentimentos, nossas angústias, nossas dificuldades de alcançar todos os educandos de uma forma igualitária, foram tempos onde os educadores precisaram se desdobrar em muitos, se reinventar, sem horários, sem dias fixos para o atendimento de alunos e responsáveis, estar à disposição... tudo no intuito de que os alunos tivessem o máximo de acompanhamento e auxílio do seu professor também.
A alfabetização pra mim é um processo que se faz de várias formas, com vários elementos, o presencial é praticamente obrigatório, necessário, é necessário também o lúdico, é necessário muita paciência e muita repetição, e muito mais, então não foi fácil para nós educadores, pois não tivemos nada disso neste ano letivo...mas tenho certeza que todos os envolvidos tanto os professores como os pais deram o melhor que podiam.
Este ano de 2020 foi um ano de aprendizado para todos, aprendemos muito, muito mesmo, em todos os sentidos da vida.
Eu particularmente precisei aprender muitas coisas novas, principalmente as relacionadas às novas tecnologias, no entanto aos poucos as coisas foram se organizando, da forma que talvez não era a mais adequada para se alfabetizar, mas foi a forma que nos foi possível organizar...este momento.
Eu aprendi a fazer "lives", direcionadas aos pais com informes da escola de como iria funcionar as entregas de atividades impressas, horários, cuidados com o novo coronavírus, etc. Aprendi a fazer vídeos explicativos, explicando as atividades que foram entregues impressas para fazer em casa com a família, aprendi a fazer ditados online com 6 alunos participando ao mesmo tempo, enfim, aprendi muito. Aprendi também algo que na verdade eu já sabia, e que diz respeito direto à importância do "envolvimento" da família na aprendizagem dos alunos, inclusive as famílias foram as peças mais importantes neste período de tantas dificuldades para a educação, sem as famílias nada do que foi feito seria possível, pois foram eles que incentivaram, foram eles que auxiliaram mais de perto e mais significativamente dando o apoio necessário aos educandos.
Hoje eu me percebo uma profissional bem mais preparada, alguém que aprendeu coisas novas e que vai levar para as próximas turmas, feliz por ter feito tudo que estava ao meu alcance para que a escola continuasse sendo muito importante na vida dos educandos e de seus familiares.


Quero agradecer imensamente a participação da professora Luciana nesta produção e parabenizá-la pelo excelente trabalho realizado no ano que passou.


Para ver a entrevista na íntegra, clique no link abaixo:
https://ceciliaceleste.blogspot.com/2020/08/como-alfabetizar-nessa-pandemia.html


Ah, e comente aqui o que você achou desta publicação. Sua participação é muito importante para a educação.

Forte abraço!

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