terça-feira, 7 de abril de 2020


PRA QUEM GOSTA DE OPINAR EM MOMENTOS DE TENSÃO 

VAI AÍ UMA ATIVIDADE PARA O 9º ANO


Hoje em dia, a coisa mais comum do mundo é opinar. Opina-se por tudo, em tudo, sobre tudo e, até quem é contra esse excesso de opinião já usa isso como argumento para opinar. Mas você já parou para pensar que muita da energia que se gasta opinando não reflete em nada?


É engraçado. O Brasil, terra de muitos povos, invadida e colonizada por estrangeiros, tornou-se “independente” através de uma manobra política que manteve no governo o mesmo governante e o fez imperador. Décadas depois, setores descontentes com o regime político, valendo-se do argumento de que se fazia necessário ampliar a participação da “sociedade” na política, depôs o imperador e proclamou a república.

Você sabia que, apesar da proclamação da república brasileira ter ocorrido em 1889, este modelo político sob o qual vivemos até os dias de hoje somente foi referendado pelo povo em 1992? Durante mais de um século, o país esteve sob um sistema de governo que não levou em consideração a opinião da população. Ah! Mais uma vez ela: a boa e velha opinião!

Entre a proclamação da república e seu referendo popular, muitas vozes se levantaram para opinar em um país com território tão vasto que às vezes parece não fazer muito sentido o conflito de uma região para quem mora distante.

Faça uma pesquisa na internet sobre alguns conflitos ocorridos durante a chamada Primeira República (1889-1930), marque a localização do conflito no mapa e complete a tabela abaixo:

Conflito
Quando?
Onde ou por qual caminho ocorreu?
Motivo
Quem liderou?
Qual o desfecho?
Revolução Federalista





Revolta da Armada





Guerra de Canudos





Cangaço





Guerra do Contestado





Tenentismo





Coluna Prestes





Revolta da Vacina





Revolta da Chibata





Revolta de Princesa (PA)







Então que tal você aproveitar para deixar uma opinião nos comentários aqui abaixo?

Forte abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário