quinta-feira, 26 de março de 2020

UMA SALVA DE PALMAS AOS NOSSOS QUERIDOS PROFESSORES!


Olá, povo da quarentena!

Ontem eu estava conversando com uma amiga sobre a incrível arte de sermos responsáveis por nossos próprios filhos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Acreditem, há muitos pais e mães por aí  morrendo de saudades daquela professora que criticavam até uma semana atrás. Pelo menos essa quarentena está servindo pra baixar um pouco o repúdio que uma parte dos brasileiros andava manifestando em relação aos educadores, em especial da Educação Básica.

Eu quero mandar um SALVE aqui para todos os professores do Brasil, principalmente da Educação Infantil, que atendem diariamente 20, 30 e até 40 crianças em uma sala de aula e ainda têm seus próprios filhos pra cuidarem quando chegam em casa! (Vai! Aplaude aí que eles merecem.)

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( Lei 9.394/1996) trata, no seu artigo 80, do Ensino a Distância (EAD) e do apoio do Poder Público na questão dos custos de transmissão por exemplo. O Decreto 9.057, de 25/05/2017, no seu artigo 2, salienta que, para a Educação Básica, devem ser observados os as condições de acessibilidade nos espaços e meios utilizados.

Só neste parágrafo acima, já tem informação suficiente para muitas discussões, tais como:

- Por que os professores das escolas particulares e estaduais (no caso da minha cidade) estão sendo orientados (?) pelos gestores a enviar às famílias atividades para as crianças fazerem em casa e os da rede municipal não?
- Se esses professores não devem sair de casa pois o país passa por uma quarentena, quem está subsidiando os seus custos de "acessibilidade e meios utilizados" previstos no decreto 9.057?
- Em escolas que atendem crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes passam fome e dependem da merenda escolar, como é que esses estudantes estão custeando a "acessibilidade e os meios"?
- E se a criança em fase de alfabetização está em uma casa com adultos analfabetos? Quem lhe orienta?

Minha amiga ontem me disse o seguinte: "Admiro ainda mais os professores. Eu tenho curso superior e não consigo fazer com meu filho, em fase de alfabetização, o trabalho que eu gostaria que fosse feito com ele, o resultado que eu esperaria da escola particular que eu pago, mesmo a professora sendo super solícita e enviando atividades diárias para meu contato."

Esse é o momento do Brasil olhar para os países desenvolvidos, que tanto gostamos de admirar, e observar como são tratados seus professores.

E se você é professor(a) assim como eu: P A R A B É N S! Você sim é herói/heroína.

Para que essa discussão fique ainda melhor, primeiro leia as leis na íntegra nos links abaixo e depois comenta aqui. 



Ah! E se você não é seguidor(a), clica no botão no canto superior direito da tela. Se estiver no celular, precisa visualizar na versão web.

E não se esqueça de compartilhar esse blog com os seus amigos.

Um forte abraço virtual com muito álcool gel!

Gratidão!

Sem comentários:

Enviar um comentário