quinta-feira, 12 de março de 2020


QUALIDADE EDUCACIONAL


Oi!

Quando falamos em qualidade, geralmente pensamos em escolhas de consumo ou em diretrizes empresariais.
A história da educação no Brasil teve quatro grandes tendências, cada uma com seus respectivos padrões de qualidade.
  • ·        Na pedagogia tradicional, o principal elemento é a figura do professor.
  • ·         Na pedagogia renovada, inverte-se. O centro das atenções passa a ser o estudante.
  • ·         A pedagogia tecnicista, voltada para a preparação ao mercado de trabalho.
  • ·         E a pedagogia crítico-social, o foco é a função social e política da instituição de ensino.

Atualmente duas correntes de pensamento sobre qualidade são muito comuns nas escolas e vou mostra brevemente na tabela abaixo:

CONCEITO DE QUALIDADE

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE QUALIDADE
QUALIDADE TOTAL
Ideias Neoliberais
Ao fortalecer a mão-de-obra (alunos) para suprir o mercado (sociedade/empresas), está ligada ao desempenho apresentado, atendendo às demandas de consumo globalizado. Prioriza a produtividade, muitas vezes conflitando com a questão socioambiental, pois altera significativamente o ecossistema.
QUALIDADE POLÍTICA
Ideias Progressistas
Educação priorizando a formação crítica, reflexiva e democrática do indivíduo, foca na formação integral do educando, partindo dos seus interesses e integrando-o à realidade gerando transformação social de forma democrática, crescimento pessoal e reflexão/ação relativa à preservação do meio ambiente.

Você aí!
Sabe identificar qual o conceito de qualidade que predomina na escola que você, seu filho/sobrinho/neto estuda?
E se você trabalha em uma escola: sabe qual o conceito predominante nela? Muitos não sabem.

Se você sabe, conta aí nos comentários.

Abração!

Sem comentários:

Enviar um comentário