QUALIDADE EDUCACIONAL
Oi!
Quando falamos em qualidade, geralmente pensamos em escolhas
de consumo ou em diretrizes empresariais.
A história da educação no Brasil teve quatro grandes
tendências, cada uma com seus respectivos padrões de qualidade.
- · Na pedagogia tradicional, o principal elemento é a figura do professor.
- · Na pedagogia renovada, inverte-se. O centro das atenções passa a ser o estudante.
- · A pedagogia tecnicista, voltada para a preparação ao mercado de trabalho.
- · E a pedagogia crítico-social, o foco é a função social e política da instituição de ensino.
Atualmente duas correntes de pensamento sobre qualidade são
muito comuns nas escolas e vou mostra brevemente na tabela abaixo:
CONCEITO DE QUALIDADE
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CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
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DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE QUALIDADE
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QUALIDADE TOTAL
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Ideias Neoliberais
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Ao fortalecer a mão-de-obra (alunos) para suprir
o mercado (sociedade/empresas), está ligada ao desempenho apresentado,
atendendo às demandas de consumo globalizado. Prioriza a produtividade, muitas vezes conflitando com a questão socioambiental, pois altera significativamente o
ecossistema.
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QUALIDADE POLÍTICA
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Ideias Progressistas
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Educação priorizando a formação crítica,
reflexiva e democrática do indivíduo, foca na formação integral do educando,
partindo dos seus interesses e integrando-o à realidade gerando transformação
social de forma democrática, crescimento pessoal e reflexão/ação relativa à
preservação do meio ambiente.
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Você aí!
Sabe identificar qual o conceito de qualidade que predomina
na escola que você, seu filho/sobrinho/neto estuda?
E se você trabalha em uma escola: sabe qual o conceito
predominante nela? Muitos não sabem.
Se você sabe, conta aí nos comentários.
Abração!
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