quarta-feira, 18 de março de 2020


DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR


Olá!

No ambiente escolar, algumas vezes, ressurge a discussão sobre a obrigatoriedade da chamada. Eu faço sempre, pois é o que comprova que o estudante esteve em sala de aula.

A folha de chamada é muito importante, mas ela é apenas uma ponta de um grande processo documental que envolve a vida escolar de um estudante. Existem muitos outros documentos. Em alguns casos, há até certa resistência (por esquecimento talvez?) por parte das famílias em apresentar comprovações que são muito úteis para o acompanhamento do estudante, inclusive junto a outros órgãos, como no caso da carteira de vacinação.

Abaixo cito alguns exemplos de documentação escolar:

Providências relacionadas à documentação escolar a serem adotadas pelos gestores escolares
PROVIDÊNCIA
JUSTIFICATIVA
Elaboração do regimento escolar
O regimento escolar é a base de todos os processos, administrativos e pedagógicos, dentro da escola. Ele deve ser construído de forma participativa com a comunidade escolar.
Efetuar a matrícula dos estudantes
Para que possa ser acompanhada a vida escolar do estudante (frequência, avaliações, etc), este deverá, primeiramente, estar devidamente matriculado na escola. A matrícula é a ação inicial da vida escolar.
Manter em dia a escrituração* escolar
(* registro de todos os fatos que ocorrem na instituição)
Para que seja possível acompanhar, entre outros, a  frequência e as avaliações dos estudantes para, se for o caso, tomarem-se providências cabíveis (junto ao Conselho Tutelar, por exemplo), é necessário que a escrituração escolar esteja atualizada.

Você sabe como funciona a rotina de uma secretaria de escola?

Sem comentários:

Enviar um comentário