sexta-feira, 6 de março de 2020

PLURALISMO E GESTÃO DEMOCRÁTICA


Este ano, muitas escolas passarão pelo processo de eleição para membros de conselho escolar.

Na ocasião do último pleito, quando eu incentivei em sala de aula os estudantes a se candidatarem a representante dos alunos no Conselho Escolar, uma jovem replicou: "Isso é uma bobagem! De que adianta ganhar a eleição se, na prática, a gente não vai poder decidir nada?"

Expliquei sobre a legislação e, daquela turma, saíram alguns candidatos.

A lei maior de nosso país, a Constituição de 1988, estabelece princípios para a educação, entre eles o pluralismo e a gestão democrática.

O que exatamente significam?

PRINCÍPIO
EXPLICAÇÃO
PLURALISMO

A Constituição de 1988 estabelece que o ensino seja ministrado tanto em instituições privadas, quanto públicas, e que, em ambos os casos, seja permitida a liberdade de escolha de concepções pedagógicas e de idéias, conforme os critérios dos entes participantes, respeitando-se a diversidade.
GESTÃO DEMOCRÁTICA
Apesar do pluralismo de idéias e concepções pedagógicas abranger tanto instituições públicas quanto privadas, a gestão democrática se refere apenas ao ensino público. Este conceito (gestão democrática) está vinculado à participação de toda a comunidade escolar (professores, funcionários, pais e alunos) em tudo o que se refere à organização da escola (pedagógica ou administrativa).

É lógico que a gestão democrática não significa o fim da autonomia docente. Esse princípio está relacionado à participação da sociedade e à transparência dos serviços públicos, tão questionados hoje em dia.

E você, estudante, pai, mãe, funcionário de instituição pública de ensino, está preparado para ajudar sua escola?

1 comentário:

  1. Nós como mãe,pai e até mesmo aluno no meu caso no momento temos sempre que auxiliar e ajudar a escola.

    ResponderEliminar