PLURALISMO E GESTÃO DEMOCRÁTICA
Este ano, muitas escolas passarão pelo processo de eleição para membros de conselho escolar.
Na ocasião do último pleito, quando eu incentivei em sala de aula os estudantes a se candidatarem a representante dos alunos no Conselho Escolar, uma jovem replicou: "Isso é uma bobagem! De que adianta ganhar a eleição se, na prática, a gente não vai poder decidir nada?"
Expliquei sobre a legislação e, daquela turma, saíram alguns candidatos.
A lei maior de nosso país, a Constituição de 1988, estabelece princípios para a educação, entre eles o pluralismo e a gestão democrática.
O que exatamente significam?
PRINCÍPIO
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EXPLICAÇÃO
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PLURALISMO
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A Constituição de 1988 estabelece que o ensino
seja ministrado tanto em instituições privadas, quanto públicas, e que, em
ambos os casos, seja permitida a liberdade de escolha de concepções
pedagógicas e de idéias, conforme os critérios dos entes participantes,
respeitando-se a diversidade.
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GESTÃO DEMOCRÁTICA
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Apesar do pluralismo de idéias e concepções
pedagógicas abranger tanto instituições públicas quanto privadas, a gestão
democrática se refere apenas ao ensino público. Este conceito (gestão
democrática) está vinculado à participação de toda a comunidade escolar
(professores, funcionários, pais e alunos) em tudo o que se refere à
organização da escola (pedagógica ou administrativa).
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É lógico que a gestão democrática não significa o fim da autonomia docente. Esse princípio está relacionado à participação da sociedade e à transparência dos serviços públicos, tão questionados hoje em dia.
E você, estudante, pai, mãe, funcionário de instituição pública de ensino, está preparado para ajudar sua escola?
Nós como mãe,pai e até mesmo aluno no meu caso no momento temos sempre que auxiliar e ajudar a escola.
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