domingo, 21 de junho de 2020

UMA REFLEXÃO SOBRE A CORAGEM

Olá!

Primeiramente eu quero me retratar com você que é seguidor ou seguidora deste blog por demorar tanto tempo para fazer uma nova postagem.

Eu tirei as últimas semanas para submergir em meus pensamentos, fazer uma limpeza, refletir e voltar à superfície renovada.

Na ocasião em que parei de escrever, o fiz porque cheguei a um ponto que eu estava sendo bastante elogiada tanto nas minhas publicações aqui no blog, quanto eu outros meios, e meus amigos me intimaram a abrir um canal no Youtube para divulgar meus vídeos (sim, eu tenho vários vídeos). Paralisei.

Sabe aquele momento em que, se você fizer uma única ação simples as coisas vão deslanchar em sua vida e sua mente lhe sabota para não sair da realidade costumeira? Foi isso o que aconteceu. 

E como eu tenho consciência dessa autossabotagem, eu entendi que precisava primeiro limpar o que estava errado aqui dentro para só depois retomar minhas publicações (gente, estou cheia de ideias).

Portanto eu quero agradecer a você que está lendo essa mensagem por fazer parte dessa realização.

Hoje, eu criei coragem e abri o canal da Ce Celeste no Youtube!


Convidem seus amigos para assistirem também!

Para adquirir o livro "A Sutil Arte de Ligar o Foda-se", basta clicar no link abaixo:


Um grande e caloroso abraço da Ce!

segunda-feira, 18 de maio de 2020

VAMOS CUIDAR DA NOSSA EMPATIA?



Caro leitor ou leitora.

Como você está?

Você já parou em frente ao espelho para se fazer essa pergunta: como eu estou? Fisicamente. Emocionalmente. Socialmente. Espiritualmente.

Trago aqui essas divagações para que possamos nos questionar sobre algo mais profundo: como eu me comporto em relação às outras pessoas?

Conhecer-se e saber como se está é fundamental para responder a esta última pergunta.

Vivemos um tempo de isolamento social que esperávamos ser de poucas semanas e se arrasta há meses. As “pseudoférias”, tão comemoradas por alguns no início, aos poucos foram se tornando para muitos o “martírio da convivência familiar”. Isso sem falar nas pessoas que moram sozinhas.

Nas últimas semanas, eu tenho lembrado das aulas de História Contemporânea na faculdade, quando estudando sobre a Primeira Guerra Mundial foi vista a questão da mudança de comportamento na sociedade europeia na qual, em 1914, muitas pessoas, especialmente na França, Alemanha e Inglaterra, comemoravam a ida das tropas para as primeiras batalhas pois imaginavam que a guerra duraria semanas ou alguns meses. Mas ela durou quatro longos anos e o senso comum das sociedades envolvidas mudou muito com isso.

Hoje, na nossa realidade, aos poucos algumas atividades estão retornando aqui e ali e sempre aparece a pergunta mais ansiosa de todas (principalmente entre aqueles que têm criança em casa): quando é que vão recomeçar as aulas nos colégios, hein?

Sinceramente, não sei. Mas de uma coisa eu tenho plena certeza: a resposta para aquela pergunta vai fazer toda a diferença na vida dessas crianças quando as aulas presenciais forem retomadas.

Como eu me comporto em relação às outras pessoas?

Como eu me comporto em relação àqueles que possuem opinião contrária à minha neste momento? Como eu me comporto em relação àqueles que têm atitudes que me incomodam? Por que me sinto incomodado ou incomodada om essas atitudes?

E mais: voltarão às escolas os mesmos estudantes dos quais nos despedimos?

Essa resposta eu tenho com certeza: não!

Crianças e adolescentes mudam muito rapidamente (as férias de verão deixam isso evidente) e, numa situação atípica como a que estamos vivendo, mais ainda.

Recentemente eu li A carícia essencial: uma psicologia do afeto, de Roberto Shinyashiki, uma obra de mais de trinta anos e que soa tão adequada a este momento na qual o autor, através de muitos estudos, nos fala que todos os seres humanos têm necessidade de carícias e que qualquer estímulo, mesmo que negativo, é importante e a falta de estímulo pode enlouquecer o indivíduo.

Na obra, também fala que cada indivíduo tem necessidade de um tipo diferente de carícias. E aqui entro com a questão da mudança em tempo atípico: os estudantes aos quais nos habituamos e que mais ou menos já sabíamos como costumavam se comportar, podem retornar às salas de aula completamente diferentes, com “fomes de outros tipos de carícias”.

Mimos recorrentes, impaciência, agressividade, necessidade constante de falar e ser ouvido, ansiedade e outros tantos comportamentos “diferentes do usual” são sinais claros de “fomes de outros tipos de carícias”.

E novamente eu trago aqui aquela pergunta: como eu me comporto em relação às outras pessoas? Em relação a essas pessoas que voltaram tão diferentes? O quanto eu também mudei para elas?

Como eu, você e as pessoas ao nosso redor, educadores, pais, mães, avós, motoristas das vans escolares e todos os demais direta ou indiretamente envolvidos no retorno estamos nos comportando em relação aos outros?

Deixe aqui embaixo o seu comentário. Divulgue este blog.

Gratidão e abração!

sexta-feira, 8 de maio de 2020

ACOLHIMENTO E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA DE GÊNERO


A Base Nacional Comum Curricular fala sobre a importância da educação integral. Esse termo têm gerado muitas dúvidas, principalmente entre as famílias dos estudantes. Seria a educação integral aulas em turno integral (manhã e tarde)?

Não. Educação integral não significa escola em turno integral.

Educação integral é o desenvolvimento dos diferentes potenciais dos estudantes. Nem sempre aquele que é bom em escrever é tão bom em atividades criativas por exemplo. E muitas vezes não é o ser, mas o estar que faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso escolar. Às vezes pessoas muito capazes estão passando por momentos difíceis e é aí que a educação integral se torna um grande diferencial em suas vidas.

Quero compartilhar com você minha mais recente publicação sobre uma experiência de acolhimento e educação integral:


Sigam meu blog. Tenho muitas ideias para trazer pra vocês!

Abração!

domingo, 3 de maio de 2020

DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA EXECUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO



O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola é composto por diferentes elementos. É através dele que a instituição de ensino define seus objetivos e os meios para alcançá-los tanto com relação à aprendizagem dos estudantes, quanto na questão patrimonial ou financeira, e cabe aos quatro segmentos da comunidade escolar (professores, funcionários, alunos e pais) sua elaboração.

O princípio de ação básico é o mesmo utilizado, por exemplo, na área de engenharia: uma vez definido e homologado o projeto (PPP), cabe às partes envolvidas a sua execução. 

Abaixo exemplifico de que forma dois elementos do PPP podem se relacionar com aspectos da gestão escolar:

ELEMENTO DO PPP:


Estrutura Organizacional
COMO ESTE ELEMENTO DO PPP SE LIGA COM A GESTÃO?

Através da Gestão Financeira são supridas as necessidades de aquisição e manutenção de equipamentos, material didático, mobiliário, material de limpeza, etc. Para que o suprimento seja feito de acordo com a realidade financeira da escola e as reais necessidades da instituição, é fundamental o devido planejamento e controle da alocação de recursos. Além disso, convém analisar o risco de cada investimento.

ELEMENTO DO PPP:


Relações de Trabalho
COMO ESTE ELEMENTO DO PPP SE LIGA COM A GESTÃO?

Através da Gestão de pessoas busca-se formar uma equipe de trabalho eficiente e unida, capaz de superar os conflitos de interesses. Quando os diferentes subsistemas (agregar pessoas, desenvolver pessoas, manter pessoal e melhorar pessoas) são desenvolvidos com êxito, a equipe é fortalecida e atua de forma participativa.



Se você tem interesse em saber mais sobre PPP ou gostaria de contribuir sobre esse assunto, deixe por favor seu comentário aqui embaixo.

Gratidão e um forte abraço da Ce Celeste!

segunda-feira, 27 de abril de 2020

FOI-SE O MIMEÓGRAFO, VEIO O CONTEÚDO ONLINE


Você já participou de um webnário ou de alguma aula online?

Para muitas pessoas, a nova realidade que experienciamos há mais de um mês é muito complicada. Aulas online, atividades escolares em casa e outras modalidades de educação a distância eram algo desconhecido para uma parcela grande da população brasileira. E ainda é. 

E nem estou falando aqui das pessoas que não têm acesso à internet. Estou falando que mesmo aqueles que já estão familiarizados com a rede conhecem pouco suas possibilidades.

Atualmente, existem muitas ferramentas nesse sentido. Quero destacar aqui o aplicativo Zoom. Algumas instituições de ensino estão adotando o uso desse programa tanto para a formação dos professores quanto para disponibilizar aos estudantes aulas online. Eu mesma tive as minhas dificuldades na primeira vez que a usei e ainda estou em aprendizado. Mas o pouco que vi gostei.

Abaixo deixo um vídeo de um exemplo de uso desse aplicativo em uma reunião chamada Drops com Propósito, que aliás, eu adorei. A temática foi Criatividade e os participantes trouxeram reflexões e propostas muito interessantes neste momento em que precisamos ser criativos inclusive nas nossas relações familiares.



Se você já tem experiência com a ferramenta Zoom, deixa aqui embaixo nos comentários qual sua opinião sobre ela.

Forte abraço!

quarta-feira, 22 de abril de 2020

QUEM SOU EU?


Esses dias eu estava assistindo a um vídeo do professor Marcos Trombetta no YouTube sobre mudança de paradigmas, no qual ele falava que o mundo, conforme nós conhecemos, mudou. Quando essa pandemia passar, não vai voltar tudo ao normal, porque aquele normal ao qual nos acostumamos não existe mais.

Hoje eu estava conversando com a supervisora da escola onde leciono sobre isso. A realidade da educação já mudou e, gostemos ou não, precisamos nos remodelar à nova realidade.

Pensemos: não haverá uma nova realidade sem um novo sujeito.

Quem sou eu? 

Reflita você também.

Eu, Cecília, sou uma professora, formada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também sou Especialista em Gestão Escolar. Mas antes eu já era Técnica em Edificações.

Mas, será que eu sou só isso? Definitivamente não.

Eu sou sobretudo um ser humano capaz de amar, rir, chorar, orar, alegrar-me, entristecer-me. Eu sou esposa. E pra isso nenhum título acadêmico foi necessário. Eu também sou mãe. E meus filhos, ao me olharem pela primeira vez na maternidade, não me pediram referências profissionais. Eu sou amiga. E falho com meus amigos muitas vezes. E também acerto! E meus amigos se lembram muito mais de quando eu acertei com eles do que das vezes que errei.

Eu sou alguém que, nestas últimas semanas, está aprendendo a se reinventar. E o que sobrar dessa metamorfose, essa sim, será a pessoa que vai ajudar a construir uma nova realidade educacional.
E você? Quem você é? 

Proponho um desafio: escreva abaixo, nos comentários, quem você é e quem você está se tornando.

Autoconhecimento é fundamental nesse novo mundo.

Abração!

terça-feira, 21 de abril de 2020


GESTÃO DE PESSOAS NOS DESAFIOS DO COTIDIANO ESCOLAR


Quando se pensa em escola, imediatamente a imagem que se forma em nossa mente é a de uma sala de aula. Porém uma escola é muito mais que isso e, acreditem, essa imagem é somente uma pequena parte da realidade escolar.

Escolas são empresas. Mesmo as públicas também devem ser geridas seguindo princípios da administração, inclusive quando se está perante desafios que pareçam ser exclusivos da sala de aula.

Uma boa gestão de pessoas pode ajudar a resolver esses desafios. Abaixo mostro dois exemplos:

DESAFIO
 IDENTIFICADO
COMO A GESTÃO DE PESSOAS DA ESCOLA PODERÁ CONTRIBUIR PARA A SOLUÇÃO?
PROCESSO DE GESTÃO DE PESSOAS A SER DESENVOLVIDO
Professora entrou em licença-maternidade.
Providenciando docente substituto para o período da licença.
Recrutamento, Seleção e Ambientação de Pessoal

Uso exclusivo de avaliações somativas sem conexões entre as áreas de conhecimento.
Formação da equipe docente para conhecer e adotar cada vez mais avaliações formativas e interdisciplinaridade.
Desenvolvimento de Pessoas

Você trabalha ou já trabalhou em escola ou instituição de treinamento e desenvolvimento? Passou por algum desafio relacionado à gestão de pessoas?

Comenta aqui embaixo como foi essa experiência.

Gratidão!