É simples assim: 3 coisinhas bastam para você começar um dia produtivo.
"Ah, mas comigo não é assim. Você não sabe o que eu vivo. Blá, blá blá..."
Acredite: eu também passei por pós-partos, depressão, cirurgias vasculares, doenças seríssimas de familiares que levaram a perdas traumáticas e posso lhe garantir que essas 3 coisas funcionam sempre.
Planejar o dia com antecedência não é ter uma planilha com mil abas e um dashboard colorido. É ter, no mínimo, escolhido a roupa que você vai usar no dia seguinte e uma lista de prioridades com apenas 4 itens que não podem ser deixados pra depois de amanhã.
E digo mais: esses 4 itens têm de estar alinhados com os seus valores pessoais e com o fortalecimento das suas relações, dos seus vínculos pessoais e da sua rede de apoio. Assim você evita cair na armadilha do esgotamento. Mas isso é assunto pra outra postagem.
Estabelecer uma rotina matinal não é sobre "trocentas" coisas para se fazer antes do café da manhã. É sobre se colocar em prioridade.
O que é fundamental pra você?
Espiritualidade? Então a oração, meditação ou o nome que você quiser dar para a sua prática de espiritualidade tem que estar na primeira hora da manhã.
Alimentação saudável? Então você vai se organizar para fazer uma refeição com calma antes de sair de casa.
Beleza? Então você vai fazer seu ritual de beleza logo ao acordar.
E isso vale para a forma como você organiza a sua casa de modo a facilitar que as atividades que são feitas todos os dias aconteçam de maneira sistemática.
Ou você é o tipo de pessoa que não lembra onde guardou a chapinha que usou ontem ou que sabe que precisa colocar as roupas na lavadora de manhã e fica catando meia suja pela casa toda?
Cabe avaliar se o comportamento do restante do dia não está sabotando o início do dia seguinte.
Eliminar as distrações tem tudo a ver com a frase anterior.
Aliás, bota uma coisa na sua cabeça: não existe pessoa multitarefas. Existe pessoa iludida, perdendo o foco e gastando a mesma quantidade de tempo (ou até mais) para fazer a mesma quantidade de coisas que faria se começasse e terminasse uma de cada vez.
Sabe aquelas notificações do celular? Distração.
Sabe aquelas conversas paralelas durante uma reunião? Perda de tempo.
Sabe aquele pé de meia do parágrafo que você leu antes e não colocou na máquina de manhã porque encontrou embaixo do sofá quando sentou pra ver TV? Nem era pra estar lá.
Quer ajuda pra ter um dia mais produtivo?
Eu posso ajudar.