sábado, 28 de novembro de 2020

MEU APLAUSO ÀQUELES QUE ESTIVERAM NO LEME

 Olá!


Trago hoje meu sincero aplauso àquelas pessoas que, independente do tamanho de sua experiência enquanto gestores, tiveram o desafio de enfrentar algo completamente inédito: dirigir uma instituição de ensino em meio a uma pandemia e readaptá-la  ao novo modelo de ensino oferecido.


Há alguns meses, fiz alguns cursos online do Instituto Brasileiro de Coaching, ministrados pelo próprio José Roberto Marques. Eu fiquei simplesmente encantada como aquele homem de mais de 50 anos, dono de uma empresa gigante, precisou se reinventar em poucos dias e, junto com sua equipe, aprender a transformar seus produtos, que eram majoritariamente presenciais, em formato online, com emissão de certificado!

Ele ministrava aulas gratuitas ao vivo durante horas, depois mal descansava e já começava as aulas dos cursos fechados, além de postar mensagens no canal do Telegram até às 5:00. E, no outro dia à tarde, estava lá de novo, semanas a fio, sem sábado, sem domingo.

Em um desses cursos, José Roberto propôs um desafio de 14 dias, no qual deveria ser feito diariamente aquilo que fosse importante para o nosso crescimento (em qualquer sentido) e que estivéssemos evitando. O dele - beber água - parecia tão simples para mim que tenho esse hábito. E eu vi aquele homem reeducar seu paladar em frente às câmeras todas as noites. 

O meu era algo que José Roberto tira de letra há décadas: escrever diariamente.

Eu me propus escrever um parágrafo por dia até trazer ao mundo meus principais projetos. Foi difícil e transformador. E sou muito grata pelo desafio. Deixei a procrastinação de lado e lancei meu primeiro e-book "Como estudar de forma eficiente".

Agora está saindo o segundo, "Plano gestor em ação: gestão do espaço físico escolar".


Mas eu escolhi mudar. O isolamento social foi apenas um contexto coincidente. Eu já estava escrevendo ano passado. Eu já tinha este blog em fevereiro. Eu já estava aprendendo muito do que estou implantando agora.


E quem se preparou para uma realidade e teve que se adaptar à outra por falta de opção?


Por isso honro todos os componentes de equipes diretivas escolares que fizeram deste ano muito mais do que imaginavam um dia ter de fazer.

Aplaudo todo o aprendizado que tiveram. Aplaudo a força para gerir em meio à crise financeira ocorrida entre as instituições particulares em virtude da baixa na clientela. Aplaudo a tenacidade para enfrentar as dificuldades entre suas equipes de trabalho. Aplaudo a coragem em se manterem firmes, quando muitas vezes quiseram desistir de tudo.


Meus parabéns e meu forte abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário