Olá!
Em primeiro lugar, eu quero desejar já um feliz dia dos professores a todos aqueles bravos guerreiros que lutam por fazer uma educação melhor, no mundo, todos os dias! Recebam minha salva de palmas!
Ser professor, neste no conturbado, é um desafio incrível, compatível com os filmes do Indiana Jones.

2020 está sendo "da pá virada" mesmo. A gente vê de tudo. Gente que reclama porque as aulas foram suspensas e não retornaram. Gente que reclama porque acha um absurdo a ideia de retorno das aulas. Gente que reclama porque alguém está reclamando.
E eu entendo perfeitamente ambos os lados. Assim como tem várias pessoas que temem pela saúde de seus familiares, também tem quem atua no ensino privado e depende das mensalidades para se sustentar. Talvez o maior problema não seja o vírus externo, mas o desamor, a falta de empatia e a incapacidade de perceber que aquele que pensa diferente também é um ser humano que merece ser respeitado. E como vejo desrespeito expresso nas opiniões...
Aqui na cidade onde eu moro, por eu ser professora, muita gente me perguntava sobre o retorno das aulas. Eu consultava a minha bola de cristal e nunca enxergava a resposta.
Então, há uns dias atrás, o prefeito da cidade anunciou aquilo que já estava caindo de maduro: não haverá retorno das aulas presenciais na rede pública de ensino em 2020.
Coerente.
Talvez a bola de cristal dele tenha os mesmos problemas de conexão com o além que a minha apresenta (isso foi sarcasmo mesmo, sem medo de ser detonada). O fato é que, como gestor público, tem uma imensa responsabilidade frente a um cenário de incertezas. Talvez em seu lugar, a maioria de nós teria tomado a mesma decisão. Talvez.
E nós, que somos pais, professores e responsáveis por outras pessoas? Qual o olhar que estamos tendo sobre elas?
Eu faço muito menos do que gostaria de fazer por aqueles que estão sob a minha responsabilidade. Contudo, faço muitíssimo mais do que, há um ano, eu acreditava que seria capaz de fazer. É incrível a quantidade de coisas sobre as quais aprendi este ano e que eu não fazia ideia que existiam.
Convido você a refletir sobre seu papel na sociedade em termos práticos.
O que você tem feito para melhorar o mundo em que vive?
Ajude-me a divulgar este blog e os conteúdos sobre educação que trago aqui.
Forte abraço!